Nenhum produto no carrinho.
O verão se aproxima e, com ele, o sempre indesejável período de estiagem também aparece, principalmente em regiões como o Centro- Oeste e o Nordeste. Com isso, o uso racional da água é essencial.
E para enfrentar esse problema, captar água da chuva é uma solução das mais práticas por dois motivos: uma vez que não deve ser consumida por humanos, ela pode ser usada para limpar o quintal da sua casa, dar descarga, lavar seu carro, realizar uma faxina ou regar suas plantas. Além disso, ela gera uma economia de até 50% na conta, já que você deixa de usar água potável para realizar essas tarefas.
E com as dicas abaixo, você aprenderá como coletar água da chuva de forma rápida e segura para sua casa. A natureza (e seu bolso) agradece.
1 – Cheque periodicamente se o telhado da sua casa está limpo. Afinal de contas, essa área será a fonte principal para captar a água da chuva. Caso você note uma sujeira excessiva, providencie uma rápida limpeza;
2 – Certifique-se de que as calhas estejam devidamente limpas. Estes compartimentos são os que acumulam um maior volume de detritos e sujeira, uma vez que elas são as receptoras da água proveniente do telhado. O ideal é que você limpe essa área, ao menos, uma vez por mês;
3 – Cheque sempre à previsão do tempo para realizar a limpeza dos dois itens citados acima;
4 – Evite coletar a água nos dez primeiros minutos de chuva. É nesse volume que estão concentrados os maiores índices de sujeira e que podem sobrecarregar os filtros das cisternas;
5 – Escolha a cisterna ideal para a sua casa. Aquelas que podem ser instaladas sob o chão tem a vantagem de manter a água acumulada em temperaturas mais baixas, já que elas não sofrem a influência da luz do sol. Mas se você optar por implantá-la no nível do solo (alguma área do seu quintal ou garagem), opte por modelos feitos com modelos mais resistentes, que resistem às chuvas mais fortes e detritos.
6 – Para escolher a cisterna adequada à sua casa, cheque primeiro a capacidade do outro reservatório da sua casa, no caso, a caixa d´água. Dessa forma, você pode escolher um modelo que complemente o uso doméstico para fins de limpeza. É possível encontrar modelos com capacidades que variam entre 2.800 a 10.000 litros.
7 – Para definir o tamanho ideal da cisterna para a sua casa, a regra mais confiável é o chamado Método de Rippl. Clique aqui para saber como aplicá-lo com eficiência.
8 – Existem modelos de cisternas para todos os bolsos. O que diferencia uns dos outros é a capacidade de armazenamento, os recursos de filtragem e a capacidade de distribuição da água acumulada.
9 – Assim que a água for coletada, tente usá-la o quanto antes. Caso isso não seja feito, mantenha-a sempre em ambientes fechados para impedir o acúmulo de transmissores de doença, como o já conhecido mosquito da dengue.
10 – Se você não tiver experiência na instalação das cisternas, é recomendável que procure a ajuda de um profissional que esteja capacitado para este tipo de procedimento.
Para saber mais sobre os melhores produtos – e práticas – do mercado de consumo, uso e descarte de água, acompanhe as novidades do nosso site.